Gripmaster Sobratema

De acordo com a Sobratema, até o final de dezembro, estima-se que serão comercializadas 39,9 mil máquinas pesadas em 2022, melhor resultado do setor desde 2013.

 

O mercado de equipamentos da linha amarela chega ao final de 2022 apresentando um desempenho surpreendente, com estimativa de recorde de vendas. Segundo a previsão do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, divulgado no dia 1º de dezembro pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), estima-se que serão comercializadas 39,9 mil máquinas até o final de 2022, o que representa um crescimento de mais de 20% em relação às 33,1 mil unidades vendidas em 2021.

 

Se essa previsão se confirmar, as vendas superam em 19% o melhor desempenho de vendas obtido pelo segmento no Brasil, em 2013, quando as empresas comercializaram mais de 33,4 mil equipamentos. Após esse ano, o setor passou por um período de escassez nas vendas, quando a partir de 2017 começou a apresentar recuperação lenta, mas sustentável.

 

O resultado de 2022 se deve à ampliação e renovação de frota, tanto por parte das construtoras como no aluguel de equipamentos, para atender a demandas nas áreas de infraestrutura, construção pesada, agronegócio, mineração e florestal. As concessões, os investimentos em reurbanização, a entrada de novos players no segmento de locação de máquinas, assim como a continuidade das obras residenciais, comerciais, industriais, das exportações e da produção do agro nacional, foram algumas razões que explicam as vendas recordes do setor.

 

A linha amarela foi puxada pelo crescimento de 26% na venda de pás carregadeiras, que registraram 10,2 mil unidades comercializadas, seguidas pela alta de 24% em escavadeiras hidráulicas, com 11,9 mil unidades. Na sequência destacam-se as retroescavadeiras, com salto de 18%, em 9,3 mil unidades, além das motoniveladoras e tratores de esteiras, que apresentaram alta 19% e 20% respectivamente. Já os caminhões fora-de-estrada, por sua vez, apresentaram um recuo de 53% nas vendas.

 

Demais equipamentos de construção também mostram alta

 

O aumento nas vendas também pode ser computado na categoria “Demais equipamentos”, que engloba guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto. De acordo com o estudo de mercado, a previsão de crescimento até o final de dezembro de 2022 é de 47% em relação ao ano de 2021, com 7,2 mil unidades comercializadas, com destaque para o aumento de 94% nas vendas de plataformas elevatórias.

 

Os equipamentos para concreto também seguem a tendência de crescimento. A comercialização de autobomba com mastro de distribuição, por exemplo, deve registrar alta de 186% em relação a 2021, enquanto as bombas estacionárias rebocáveis têm previsão de atingir 65%. Por sua vez, os caminhões rodoviários e tratores pesados de pneus demandados na construção tem previsão de crescer 39% e 15%, respectivamente.

 

Para 2023, o estudo da Sobratema prevê um crescimento nas vendas da ordem de 4%, tanto para o segmento de máquinas da linha amarela como todo o setor de equipamentos para construção.

 

“O Brasil está em um patamar fantástico de produção de equipamentos, nosso futuro é de alta, mas precisamos continuar a monitorar o mercado para seguir nessa tendência”, destacou Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema.

 

Mercado positivo para pneus OTR

 

Acompanhando essa tendência de alta no mercado de equipamentos, a Gripmaster Tires também obteve um crescimento de faturamento em 2022 de 25% comparado a 2021 até o momento, principalmente impulsionado pelo segmento construção, cujo é o de maior representatividade hoje para a marca no Brasil e demais países da América Latina. A marca vem numa crescente no mercado brasileiro desde 2017, com foco total em soluções de mobilidade para os setores da construção pesada, mineração, florestal, agrícola e industrial.

 

Para sustentar esse crescimento de maneira saudável, a empresa reforçou seu time de especialistas key accounts no Brasil para atender ao mercado de grandes frotistas de máquinas. A partir dessa iniciativa, projeta para 2023 um alcance maior nas vendas de pneus radiais, soluções de preenchimento de pneus, telemetria, entre outros sistemas com resultados que vem superando expectativas em aumento de produtividade, redução de custo e contribuindo para uma operação mais limpa e sustentável para empresas que atuam no ramo de máquinas fora de estrada.

 

Texto por: Santelmo Camilo, Jornalista e Professor Universitário, há mais de 20 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *