Off-Road Gripmaster

Sistema 3S para preenchimento de pneus com polímeros de alta tecnologia é totalmente focado em redução de custos e aumento de disponibilidade da máquina

 

O seu trabalho depende de operação com equipamentos off-road? Então, você sabe que reduzir os custos de manutenção e manter a disponibilidade de uma máquina são tarefas difíceis. E a solução para esses desafios é buscada por empresas dos setores de construção, terraplenagem, mineração, siderurgia, indústria de agregados e no agronegócio.

 

Por isso, a Gripmaster passou anos desenvolvendo uma maneira de tornar os pneus off-road mais duráveis e confiáveis para otimizar a eficiência na operação das máquinas e reduzir custos de manutenção. O resultado é a Solução 3S para preenchimento de pneus, onde o ar é substituído por polímeros de alta tecnologia e com características elásticas, garantindo a propriedade de absorção de impactos equivalente aos pneus calibrados com ar, não sendo prejudicial para ergonomia do operador.

 

O 3S é totalmente focado na redução de custos da operação, inclusive aumentando a disponibilidade da máquina, que não precisa interromper as atividades para reparos de furos ou cortes nos pneus. “Em especial para o segmento de construção, na qual uma pá-carregadeira é frequentemente usada em solos variados, os custos com pneus OTR podem ser bem elevados devido ao desgaste excessivo, precisando de substituição com mais frequência devido a danos ocasionados por objetos estranhos, pedras e detritos”, explica Bernardo Bissolotti, gerente de serviços da Gripmaster.

 

De acordo com ele, o custo com o pneumático pode girar em torno de 5% a 10% em relação ao custo total da máquina. Por sua vez, o 3S possibilita que o pneu fora-de-estrada continue rodando mesmo com furos ou cortes na carcaça. “A longevidade do pneumático se torna um ganho expressivo, com a eliminação de paradas de manutenção ou calibragem dos pneus das máquinas”, explica Bernardo.

 

Segurança, além da redução de custos

 

Uma das principais vantagens do preenchimento de pneus off-road com a tecnologia 3S é a redução de paradas e consequente queda nos custos operacionais e manutenção. Ao substituir o ar por polímeros de alta tecnologia, os pneus de pás carregadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores agrícolas e empilhadeiras tornam-se à prova de furos e cortes, eliminando a necessidade de reparos frequentes e substituição prematura, além de acabar com os problemas de esvaziamento e explosão decorrentes de furo ou corte.

 

“Pneus furados ou danificados paralisam uma máquina, uma vez que a probabilidade de falhas e acidentes devido a perfurações é iminente. Por sua vez, a Solução 3S oferece uma proteção superior contra cortes e impactos mesmo em terrenos acidentados, proporcionando melhor estabilidade e reduzindo riscos de tombamento em terrenos inclinados ou instáveis. Isso também aumenta a segurança e a confiabilidade”, afirma Bernardo.

 

Solução 3S reduz o impacto ambiental

 

O viés de sustentabilidade e de redução de impacto ambiental também chama a atenção com o uso da Solução 3S. Ao passo em que aumenta a longevidade dos pneus OTR, o preenchimento ajuda sua empresa a diminuir o descarte de resíduos sólidos de pneus entre 16% e 56%.

 

Vale destacar que o 3S conquistou certificação selo verde pelo Instituto Internacional Chico Mendes, por ter ajudado muitos frotistas a reduzirem a pegada ambiental e continuarem competitivos. “Os princípios de governança, sustentabilidade e ambiental ganham notoriedade com o 3S, pelo fato do sistema propiciar maior segurança para os operadores de máquinas, além de reduzir drasticamente as perdas prematuras de pneus. A tecnologia já está sendo utilizada por mais de 400 empresas dos mais diversos segmentos como mineração, construção, florestal e siderurgia”, informa Bernardo.

 

A logística reversa é também vertente desse processo. Como parte do projeto Ciclo Verde da Gripmaster, a solução 3S tem descarte de pneus OTR apropriado e planejado, com reciclagem dos resíduos feita de forma 100% sustentável. O elastômero do preenchimento que estiver em bom estado é retirado, reciclado e reutilizado em novas peças após rigorosas análises técnicas, enquanto o polímero que não está adequado para uso é enviado para empresas de reciclagem e destinado a outras aplicações, como granulados recicláveis e asfalto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *