Tecnologia 3S de preenchimento de pneus


3S é solução de preenchimento sustentável, uma inovação verde que potencializa sua operação.

 

O desempenho de diferentes setores que impulsionam a economia brasileira se deve, como um todo, à aplicação de equipamentos. Desde a atividade mineral de diferentes comodities, passando pelo agronegócio, construção, logística, transporte, até setores da indústria siderúrgica e portuária, as máquinas são força motriz da cadeia produtiva e, devido a todo esse protagonismo, sua atividade está no centro dos cuidados ambientais e de sustentabilidade.

 

Se de maneira indireta, os equipamentos são responsáveis por minerar e construir qualidade de vida na sociedade, é plausível que eles estejam inseridos nas práticas de governança atendendo às exigências contidas nos padrões ESG, adotadas por gestores no Brasil e no exterior.

 

A sigla ESG (em inglês Environmental, Social and Governance), significa em português Ambiental, Social e Governança, um novo parâmetro para medir as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa de uma empresa. Ela pode ser empregada para mostrar como uma empresa se dedica a minimizar impactos ao meio ambiente, a construir um mundo mais justo e responsável às pessoas do seu entorno e implementar processos competentes de administração e segurança no trabalho.

 

Desde sua origem, esse termo tem chamado a atenção de investidores de todo o mundo para esses aspectos que precisam ser considerados em um investimento sustentável. Por isso, ESG é considerada a nova ordem mundial para a decisão de alocação de capital em uma empresa e atualmente se tornou prioritária para organizações de todos os setores e no sistema financeiro.

 

Alinhada a esses princípios, a Gripmaster teve sua tecnologia 3S de preenchimento de pneus certificada com o Selo Verde pelo Instituto Internacional Chico Mendes, o que foi muito além de uma conquista: é o reconhecimento da chancela verde para um produto que tem ajudado muitos frotistas se adequarem ao ESG, com redução da pegada ambiental. Essa é a maior satisfação: ajudar na prática o mercado de equipamentos a seguir ESG e continuar competitivo.

 

O mérito disso tudo é que o sistema 3S chama a atenção por possibilitar que o pneu continue rodando mesmo com furos ou cortes na carcaça – o nome 3S equivale aos “S” – de Seguro, Sem ar e Sem furos). O ar do pneu é substituído por polímero de alta tecnologia e com características elásticas, que permite absorção de impactos e deformações sem rupturas do produto. A longevidade do pneumático se torna um ganho expressivo, com a eliminação de paradas de manutenção ou calibragem dos pneus das máquinas, além de acabar com os problemas de esvaziamento e explosão decorrentes de furo ou rasgo.

 

Os princípios de governança, sustentabilidade e ambiental ganham notoriedade com o 3S, pelo fato do sistema propiciar maior segurança para os operadores de máquinas, além de reduzir drasticamente as perdas prematuras de pneus, aumentando a vida útil do produto. A solução 3S já está sendo utilizada por mais de 400 empresas dos mais diversos segmentos como mineração, construção, florestal e siderurgia.

 

A logística reversa é também vertente desse processo. Como parte do projeto Ciclo Verde da Gripmaster, a solução 3S tem descarte apropriado e planejado, com reciclagem dos resíduos feita de forma 100% sustentável. O elastômero do preenchimento que estiver em bom estado é retirado, reciclado e reutilizado em novas peças após rigorosas análises técnicas, enquanto o polímero que não está adequado para uso é enviado para empresas de reciclagem e destinado a outras aplicações, como granulados recicláveis e asfalto.

 

Ao apostar na tecnologia 3S, a Gripmaster consegue atingir diferentes propósitos no âmbito de governança e sustentabilidade. De um lado, entrega um produto que possibilita longevidade com eficiência operacional aos pneus, que ficam livres de manutenção e acidentes; por outro ajuda a reduzir a demanda de pneus na indústria, gerando um ciclo virtuoso para solução de mobilidade no mercado OTR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *