Pneus Corretos para Sua Máquina Gripmaster

Entenda os diferentes tipos de pneus OTR utilizados nas máquinas.

 

Dessa maneira, você pode utilizar o modelo adequado aos trabalhos realizados pelo equipamento e conforme o tipo de terreno ou localidade por onde a máquina opera.

 

Parte essencial e crítica para o funcionamento de máquinas do segmento industrial, construção e mineração, os pneus fora de estrada permitem a tração e a mobilidade necessária à movimentação dessas máquinas em diferentes terrenos.

 

Existem três tipos principais de pneus: radiais, sólidos e diagonais, por isso é fundamental entender as diferenças entre eles e como o uso pode afetar o pneu se estiver em desacordo com os resultados que você busca.

 

Pneus radiais

 

Os pneus radiais recebem esse nome por possuírem uma construção radial, ou seja, as camadas de lonas são colocadas perpendicularmente ao aro do pneu. Essa característica propicia uma estrutura mais flexível e com melhor estabilidade nas laterais. Esses pneus normalmente contam com mais durabilidade em relação aos diagonais, possuindo resistência elevada a impactos, desgaste uniforme, além de mostrarem melhor desempenho em terrenos com muita terra e minérios soltos, o que possibilita uma tração mais eficiente em superfícies com menos aderência.

 

Pneus sólidos/ maciços

 

Compostos por um material de borracha maciça, sem câmara de ar interna, os pneus industriais sólidos são feitos para suportar cargas elevadas, além de possuírem elevada resistência a cortes e perfurações. Esses produtos são reconhecidos pela durabilidade, o que os torna uma escolha popular para aplicações em que o tempo de inatividade das máquinas precisa ser minimizado. No entanto, os pneus industriais sólidos são menos confortáveis, devido à ausência de câmaras de ar, e sua aderência em terrenos irregulares ou úmidos são limitados.

 

Pneus Industriais Diagonais

 

Por sua vez, os pneus diagonais são projetados com uma estrutura diagonal, onde as camadas de cordão são colocadas em um ângulo de 45 graus em relação ao aro. Tendem a ser menos duráveis que os radiais, mas possuem maior capacidade de carga. Em relação a preço, eles são mais baratos, por isso costumam ser escolhidos para as aplicações de baixo custo, podendo ser menos confortáveis e ter aderência limitada a superfícies escorregadias.

 

“A escolha do tipo de pneu ideal depende do ambiente de trabalho, da carga e das exigências de tração da máquina”, explica Bernardo Bissolotti, gerente de serviços da Gripmaster. A empresa é uma das poucas fabricantes brasileiras que possui a linha completa de pneu fora de estrada, além de serviços e tecnologias para ajudar os frotistas manterem a disponibilidade das máquinas.

 

Principais destaques no portfólio

 

No segmento de pneus radiais, a Gripmaster oferece o modelo G-Premium indicado para todos os tipos de operações em equipamentos industriais. Composto de alta qualidade, lonas de aço e desenho da banda de rodagem reforçada para reduzir o risco de cortes, essa linha possui sulcos extra profundos que garantem durabilidade, tração e conforto ao operador, podendo em algumas operações alcançar até 4 vezes mais de rendimento, quando equiparado a pneus comuns.

 

As opções de pneus industriais sólidos da empresa são os modelos G-Premium Solid 1020YS e 1030YS, ambos apropriados para aplicações severas, de elevado esforço, e construídos com uma camada intermediária de borracha na estrutura que oferece boa absorção e reduz a transmissão de choque para equipamentos durante a operação. O modelo 1020YS conta com banda de rodagem de máxima intensidade com anéis de aço, que proporciona maior resistência, absorção de impacto, dissipação de calor e longa vida útil.

 

Já o modelo G-Premium Solid 1030YS tem como principal característica uma banda de rodagem que proporciona baixo impacto, consumo de energia e boa absorção de choque. O composto especial da borracha garante elevada resistência contra danos e longa vida útil para até 3 turnos de trabalho em ambientes internos e externos.

 

Por sua vez, a linha de pneus industriais diagonais da Gripmaster conta com o modelo IND 1000HD, testado em operações de elevado desgaste. O design personalizado possibilita aumento da estabilidade do equipamento e conforto para o operador, além da tração devido à banda de rodagem ser robusta e possuir um desenho uniforme. Esse pneu possui duplo talão reforçado voltado para operações com maior torção e peso, evitando o vazamento de ar pela roda, mesmo em aplicações mais severas. Sua estrutura conta, ainda, com lateral reforçada, fornecendo excelente resistência a cortes e danos.

 

Solução em serviços

 

A Gripmaster fornece, ainda, alguns produtos e serviços que facilitam a vida dos frotistas e proporcionam uma ótima relação de custo/ benefício para quem utiliza pneus OTR. O Gripfit, por exemplo, é uma solução oferecida pela empresa aos clientes da capital paulista que faz a montagem dos pneus no local da operação em até 48 horas, com a roda a base de troca, sem o frotista se preocupar em interromper a operação nem mobilizar equipe para cuidar desse serviço.

 

Outro serviço importante oferecido pela empresa é o preenchimento dos pneus OTR com a solução 3S. Essa tecnologia permite que pneumático continue rodando mesmo com furos ou cortes, sem necessidade de regular calibragem tampouco passar por reparos. Com isso, é possível aumentar a disponibilidade mecânica da frota eliminando as paradas inesperadas por problemas nos pneus, o que reflete no indicador de aumento da disponibilidade de horas trabalhadas.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *