Além de priorizar bom custo/ benefício, a escolha deve ser condicionada às aplicações da frota de equipamentos
Os pneus OTR (Off The Road) são adaptados para trafegar em terrenos difíceis, e isso inclui percurso acidentado. Para que você e sua operação não tenham prejuízo, é importante fazer a escolha correta de pneus para equipamentos, considerando alguns pontos e características apropriadas para atender às necessidades da sua frota.
Além de proporcionar um excelente custo/ benefício e economia, a escolha correta do pneu assegura um excelente desempenho para a operação, evitando desgaste prematuro da banda de rodagem, recapagens fora de hora, giro do pneu na roda, patinagem e consumo elevado de combustível.
Veja algumas dicas úteis para facilitar sua escolha na hora da compra:
1) Defina a estrutura do pneu que você necessita de acordo com a operação, podendo ser eles:
*RADIAIS
*DIAGONAIS
*SÓLIDOS
*PREENCHIDOS
2) A medida do pneu é muito importante, portanto sempre confira se está idêntico ao original do equipamento (encontrado na plaqueta da máquina ou na lateral dos pneus) para evitar transtorno na hora da montagem. Após essa certificação, é importante verificar o modelo, se é um pneu L2;L3;L5;G2 entre outros desenhos que existem no mercado.
3) Considere o tipo de ambiente onde o equipamento irá trabalhar. Os pneus OTR são projetados para suportar o peso do equipamento mais a carga transportada; respeitar a velocidade conforme as condições estabelecidas no manual de operações da máquina; ter capacidade de trafegar em diferentes superfícies; além de ter robustez e durabilidade.
4) A durabilidade dos pneus OTR dificilmente pode ser estipulada com precisão, devido às diferentes variáveis os quais ele é exposto e interfere diretamente na sua degradação. Por exemplo, os pneus de pá-carregadeira que trabalham diariamente em terraplenagem ou porto de areia provavelmente terão menos desgaste, quando comparados aos de uma máquina similar em operação no carregamento de mineração ou pedreira
Temos a solução correta para sua frota. Nesse quesito, a Gripmaster dedica toda atenção necessária ao cliente, oferecendo o apoio necessário da nossa equipe técnica para te auxiliar em caso de dúvidas.
Vida útil além da expectativa
Para possibilitar que os pneus OTR tenham uma durabilidade superior mesmo com cortes e furos nos pneus, a Gripmaster lançou no Brasil a solução 3S para que os pneus continuem rodando mesmo com avarias na carcaça. Nessa tecnologia, o ar do pneu é substituído por um polímero de alta consistência e com características elásticas, que permite a absorção de impactos e deformações sem rupturas do produto.
A longevidade do pneumático se torna um ganho expressivo, com a eliminação de paradas de manutenção ou calibragem dos pneus das máquinas, além de acabar com os problemas de baixa pressão e explosão decorrentes de avarias causadas em função da severidade da operação.