GMS Pro Tire
Sistema GMS Pro Tire monitora pressão, desgaste, temperatura e prevê necessidade de manutenção, fatores que implicam diretamente em gastos com diesel.

 

As condições dos pneus OTR podem desencadear aumento de consumo de combustível de uma pá-carregadeira, retroescavadeira, motoniveladora, ou mesmo de guindastes e máquinas do setor agrícola. Por isso, o uso da telemetria focada em monitoramento e gestão de pneus tem sido visto como ferramenta valiosa na busca por eficiência operacional e, especialmente, para reduzir consumo, propiciando economias substanciais para frotistas.

 

Esse é um benefício relevante do GMS Pro Tire, primeiro aparelho fornecido no mercado brasileiro capaz de se conectar aos pneus para monitorar suas condições de trabalho, desempenho e proporcionar meios de se fazer uma gestão completa dos pneumáticos, por meio de conexão com a rede 3G e 4G. Lançado pela Gripmaster, o sistema monitora a pressão e a temperatura dos pneus fora-de-estrada, prevendo inclusive a necessidade de manutenção.

 

“Quando a pressão dos pneus está incorreta torna-se prejudicial, porque eles não estarão otimizados para a superfície e a carga”, explica Bernardo Bissolotti, gerente de serviços da Gripmaster. “Pneus subinflados, por exemplo, aumentam a área de contato com o solo, levando a um maior arrasto e, consequentemente, a um aumento no consumo de combustível, além de gerar um desgaste irregular na banda de rodagem e reduzir a durabilidade do pneu, podendo chegar a ocasionar perdas prematuras. O GMS Pro Tire possibilita um monitoramento em tempo real da pressão dos pneus, alertando os operadores quando ajustes são necessários”, diz.

 

O monitoramento constante do desgaste e da integridade dos pneus OTR através da telemetria também ajuda a identificar irregularidades ou desalinhamentos que possam aumentar o arrasto ou a resistência ao rolamento. Quando eles se encontram em más condições ou desalinhados, podem resultar não só num aumento de consumo de combustível, mas em trabalhos ineficientes que sobem outros custos operacionais e implicam em perda de desempenho.

 

Bernardo enfatiza que o sistema GMS Pro Tire possibilita a predição e a prevenção de problemas nos pneus, antes que eles resultem em tempos inativos não planejados para o uso dos equipamentos. “Menos interrupções na operação, combinadas com uma manutenção mais eficaz e focada, levam a um uso com mais eficiência de combustível, uma vez que veículos constantemente bem mantidos operam com mais produtividade”, detalha o gerente.

 

A temperatura dos pneus também é um fator determinante, porque se eles ficarem superaquecidos podem se deformar ou perder a integridade estrutural. A telemetria é eficaz para ajudar a evitar esse tipo de problema, ajudando no monitoramento da temperatura e garantindo que os pneus operem em faixas ideais.

 

Telemetria focada em pneus

 

O GMS Pro Tire é uma inovação da Gripmaster para gerar economia e controle das reais condições dos pneus fora-de-estrada. Ao fazer o acompanhamento remoto dos pneus, monitorando a temperatura e a pressão pela rede 3G e 4G, em tempo real, os gestores são capazes de melhorar aspectos de segurança e prevenção de falhas.

 

Por meio dos dados, você percebe se os pneus tiveram brusca perda de calibragem, se foram retirados para reparos, identifica problemas como pressão excessiva e pode evitar danos, acidentes ou mesmo risco de explosões. Os dados são acessados por celular (APP) ou computador (WEB), gerando relatórios e ferramentas de visualização.

 

O GMS Pro Tire faz parte do sistema GMS da Gripmaster, que faz o gerenciamento completo de equipamentos fora-de-estrada multimarcas e simplifica todos os procedimentos de controle de frota, por meio de uma gestão integrada e possibilidade de cruzamento de dados com vários recursos de alertas para diferentes situações. De freadas bruscas e colisão, a tempo de ociosidade, dados gerais de utilização, controle de consumo e cerca eletrônica, o sistema pode ser embarcado em todos os tipos máquinas, de diferentes marcas.